Flipiri 10ª Edição - Brasil Plural

Brasil Plural

O prazer da leitura, a descoberta de novos mundos e a aventura do conhecimento vão alimentar mais uma edição da Festa Literária de Pirenópolis – FLIPIRI, que inscreveu o Centro-Oeste como destino literário no país. Com entrada franca, o evento acontece de 21 a 24 de agosto no Centro Histórico da charmosa cidade turística de Goiás. “Brasil Plural” é o tema eleito para a celebração de uma década do evento, numa programação que vai homenagear o escritor, contista, romancista e jornalista brasileiro Ignácio de Loyola Brandão, além de apostar num amplo programa de formação de leitores.

Flipiri 10ª Edição - Brasil Plural

A FLIPIRI chega à sua 10ª edição em 2019 fiel ao percurso inicial de explorar os desafios do fomento à leitura. Nesse sentido, mantém duas vertentes de programação: as ações da FLIPIRI Itinerante, que consiste no encontro do leitor com o autor; e a FLIPIRI aberta ao público, com palestras, lançamentos de livros, contação de histórias, sessões de autógrafos, mesas de autores independentes, exposição de livros, encontros de ilustradores, saraus, oficinas, caminhadas poéticas e atividades culturais diversas.

A missão de se firmar como festival de qualidade no circuito alternativo de incentivo à literatura vem sendo conquistada numa linha curatorial que teve, desde os primeiros anos, a sensibilidade de apostar na consciência e no enfoque voltado para a formação de leitores. É o que frisa o produtor geral Gedson Oliveira: “Com essa variedade de ações, como vem ocorrendo nas edições anteriores, a FLIPIRI- 2019 ocupará quatro dias de uma intensa e diversificada programação cultural gratuita, em que mesas literárias receberão escritores e especialistas para debater temas da atualidade, mediados por um convidado ligado ao público juvenil e adulto e somando mais de 100 atividades ao longo do evento”.

O que moveu a curadora Íris Borges foi a necessidade de enfrentar a crise que se espalha nacionalmente no mercado livreiro. A experiência de mais de 40 anos como livreira, escritora, produtora e curadora de eventos mobiliza as ações coletivas: “Diante desse cenário, a principal estratégia é formar novos leitores, e mais conscientes. Na região de Pirenópolis, essa mudança já se percebe nesses nove anos de existência da feira”, observa.

Este evento investe na formação de leitores com mais de 100 atividades.

O que há de novo na
10ª edição

NOVOS AUTORES E COLABORADORES LOCAIS

Incentivo ao surgimento de novos autores locais, além da ampliação da produção literária dos artistas que já atuavam na cidade.

MARATONA DE HISTÓRIAS

Em um palco no centro do espaço da FLIPIRI, acessível a todo o público, contadores contam, cantam, representam e encantam a plateia de todas as idades.

AUTORES HOMENAGEADOS

Ignácio De Loyola Brandão, Adriano César Curado, Cristino Wapichana, Eliane Lage, José De Almeida Jr, Lucília Garcez, Marieta De Sousa Amaral e. Vera Maria Tietzmann Silva.

TRABALHO COM PROFESSORES

Pouco adianta desenvolver o processo de leitura apenas com os alunos. É necessário preparar também os coordenadores e professores para consolidar o aprendizado durante todo o ano.

ITINERÂNCIA

O coração da formação de leitores na FLIPIRI é a Itinerância. O encontro do leitor com o escritor é uma das experiências mais enriquecedoras para a emoção e o intelecto.

ENCONTRO DE ILUSTRADORES

Considerando a ilustração como fator de relevo na produção da literatura infantil, a FLIPIRI tem dado espaço aos mais importantes ilustradores brasileiros.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo, que logo te responderemos.