Flipiri 10ª Edição - Brasil Plural

ITINERÂNCIA

ENCONTRO DO LEITOR COM O AUTOR

O coração da formação de leitores na FLIPIRI é a Itinerância. O encontro do leitor com o escritor é uma das experiências mais enriquecedoras para a emoção e o intelecto, e essa aproximação começa meses antes do evento propriamente dito. Primeiro, há a seleção dos escritores e das obras pela Secretaria de Educação da cidade. Em seguida, vem a aquisição e distribuição dos livros para as escolas. Na sequência, os alunos leem e trabalham em sala de aula aquelas histórias, estudando autores e obras.

Assim, quando o homenageado chega à escola na semana da FLIPIRI, estudantes e professores já o esperam com o livro lido, com a apreensão de sentidos e conteúdos e elaboração de trabalhos. Cartazes, poemas, músicas, encenações, danças e coreografias são usados para receber o autor na escola, e ainda há apresentações posteriores para o público da cidade na FLIPIRI Mirim.

A inserção da leitura no cotidiano escolar é uma forma de ampliar as experiências dos alunos com a literatura e de alargar seus horizontes culturais. Dessa forma, a leitura é essencial no processo civilizatório, como reitera o produtor geral Gedson Oliveira, citando a escritora Lucília Garcez: “Lemos para aprender, para nos informar, para saber de onde viemos e para onde vamos, para saber quem somos, para escapar da solidão, para conhecer melhor os outros, para conservar a memória do passado, para esclarecer nosso presente, para aproveitar as experiências anteriores, para não repetir os erros dos nossos ancestrais, para ganhar tempo, para nos evadirmos, para buscar um sentido para a vida, para nos distrairmos, para vivenciar emoções alheias ao nosso cotidiano, para usufruir um prazer estético com a linguagem. Enfim, para participarmos de uma corrente de construção e circulação de sentidos e interpretações do mundo pela palavra que atravessa os milênios e dá sentido à vida humana”.

LANÇAMENTOS DE LIVROS

No lounge da Livraria haverá sessão contínua (sexta, dia 23, e sábado, dia 24) de lançamentos de livros, com o objetivo de oferecer aos visitantes a oportunidade de acesso a obras de produtores independentes, de autores da Casa de Autores, do Coletivo Maria Cobogó, dos títulos de Edições Outubro, das autoras do Mulherio das Letras, da autora Marieta Sousa Amaral, entre outros. Na ocasião, os autores vão autografar seus livros.

APRESENTAÇÕES TEATRAIS

Haverá também apresentações teatrais direcionadas às crianças. O teatro infantil é uma forma de encantar, estimulando o imaginário infantil de uma forma ampla. Estimula a emoção, a curiosidade, a fantasia e o prazer estético. Estão programados os espetáculos “Racumim e Racutia” e “Três olhares”, do Grupo Paepalantus.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo, que logo te responderemos.